CDTec UFPel

Processo Seletivo

Processo seletivo: Os alunos regulares do Curso Graduao em Engenharia Hdrica da UFPel ingressam na instituio por meio de concurso vestibular, que a partir do ano de 2009 seguem as normativas da UFPel, ou seja, ingresso em sua totalidade via Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM). Ou seja, a universidade utiliza os resultados do ENEM, realizado pelo INEP, ao qual os alunos egressos do ensino mdio podero submeter-se voluntariamente. Do total de vagas oferecidas pela IES nos processos seletivos, uma porcentagem de vagas destinada aos alunos que concorrem com as notas do PAVE - Programa de Avaliao da Vida Escolar - lanado em 2004, que uma modalidade alternativa de seleo para os cursos de graduao da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemtico, que acontece ao longo do Ensino Mdio, alicerado na integrao entre a educao bsica e a superior, visando melhoria da qualidade do ensino. O PAVE permite o acompanhamento das aprendizagens construdas pelo aluno durante o Ensino Mdio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo. O regramento dessa modalidade segue o preceituado no Regimento Geral da UFPel. O processo seletivo ocorre uma vez por ano, ao final do ano e realizado juntamente com os demais processos seletivos de outros cursos de graduao da UFPel.



Informações Básicas

Período
O curso funciona em dois turnos, manhã e tarde.

Titulação
A titulação conferida é de bacharel em Engenharia Hídrica.

Ingresso e Vagas
São admitidos ao curso, através do ENEM, 25 discentes anualmente.

Duração do Curso
A duração do curso é de 10 semestres.

Novo Ttulo

Registrando-se vagas iniciais remanescentes no curso, podem ser efetuadas matrculas de ingresso de portadores de diploma de curso superior, para obteno de novo ttulo, observadas as normas e o limite das vagas. Estas vagas so disponibilizadas aps o processo seletivo, em edital e regras prprias.



Reopo de Curso

Havendo vagas iniciais remanescentes no curso podem ser matriculados candidatos aprovados no processo seletivo em outros cursos, observada a classificao e critrios fixados pelo Conselho Superior da Universidade, atendendo os interesses do Curso.

Transferncia

A transferência de aluno de outra instituição para o Curso de Engenharia Hídrica da UFPel, para prosseguimento de estudos do mesmo curso, ocorre mediante a existência de vaga e processo seletivo regulado pelo Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Hídrica e Regimento Geral da UFPel.



Você é o Visitante nº
24286
Sociedade Brasileira de Cincia do Solo Agncia Nacional de guas CNPQ Hidrometria e Gesto de Recursos Hdricos Ministrio da Cincia e Tecnologia Finep FAPERGS Grupo de pesquisa Recursos Hdricos e Meio Ambiente Associao Brasileira de Recursos Hdricos REUNI - MEC Universidade Federal de Pelotas Associao Brasileira de guas Subterrneas Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Periodicos. Servio Geolgico do Brasil